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Educação Infantil

OBJETIVO GERAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Oportunizar através de atividades lúdicas o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social da criança, partindo das suas necessidades e interesses, dando-lhes oportunidade de desenvolverem-se continuamente, complementando a ação da família.

Proporcionar atividades que permitam o exercício da liberdade, espontaneidade, curiosidade, autonomia, criticidade e criatividade, onde a própria criança, num ambiente prazeroso construa o seu conhecimento, realizando um trabalho cooperativo, que permita divisão de, responsabilidades, de funções, para atuarem desta forma, na sociedade em que vivem, como cidadãos conscientes, participantes de um mundo em transformação.

METODOLOGIA

Voltada para práticas educativas consistentes, que contemple a necessidade e ansiedade que a criança tem de viver cada momento intensamente, descobrindo o mundo que a cerca de uma forma ativa e participativa, fazendo com que construam seus conhecimentos, fazendo e refazendo, num processo ativo, que possa entende-la e compreende-la numa dimensão mais global, considerando seus conhecimentos anteriores e respeitando o nível de conhecimento onde a mesma se encontra.

Todas as intenções realizadas tem como objetivo situações diversas e interessantes que tem a criança a partir de suas experiências e das relações que estabelece com o meio, pois ela vive rodeada de problemas, pensando a partir do ponto de vista da construção do conhecimento.

Na educação infantil a atividade lúdica é predominante. É através do brincar que ela compreende o mundo.

AVALIAÇÃO

Nossa avaliação destina-se a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos, ela não tem caráter classificatório e sim perceber o estágio em que a criança se encontra para auxilia-la a progredir nos níveis de aprendizagem, respeitando suas individualidades.

Todas as pessoas envolvidas com as crianças podem opinar sobre a avaliação das mesmas.

Dispondo dos principais elementos relativos a elas e à Educação Infantil podemos planejar e (re)direcionar nosso trabalho cotidiano.

Nesse sentido avaliar não é só medir, comparar, julgar. Muito mais do que isso a avaliação tem uma importância social e política no fazer educativo. E essa importância está presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adotamos.

O erro é visto como muito importante para a construção do conhecimento. A criança não pode ter medo de errar. O respeito ao direito de ter seus próprios pontos de vista, de arriscar, de criar hipóteses é um dever do professor.

Um processo avaliativo é permanente, contínuo e qualitativo de observações, registros e reflexões sobre ação e pensamentos das crianças.

Para a elaboração de um relatório avaliativo que contemple o processo vivido pela criança é essencial o acompanhamento efetivo do professor, através de anotações e registros diários sobre aspectos que lhe parecem relevantes.

A avaliação é feita semestralmente e aos pais o seu professor pode apresentar diariamente o relatório sobre o desenvolvimento da criança.

CONSIDERAÇÕES DAS ATIVIDADES CURRICULARES

A criança é o centro das atenções de todas as atividades curriculares. Ajuda-la a tonar-se pessoa integral, descobrir-se no mundo que a rodeia para atuar nele e transformá-lo como pessoa livre e crítica e participante, dependerá muito do que e de como são desenvolvidas as atividades do dia-a-dia. Se a escola for um bom lugar para viver e participar, certamente será um bom lugar para aprender e para desenvolver-se como cidadão.

O professor é quem sabe como são suas crianças, por onde elas caminham em cada momento da aula. Ele deve ser um estimulador, um lançador de desafios, um problematizador e um bom orientador para saber o que é fundamental e o que é acessório. Ele é o mediador entre o ensino e a aprendizagem.

ATIVIDADES ESPECIALIZADAS

Mesmo com um currículo unidocente , os alunos de todos os níveis da EDUCAÇÃO INFANTIL têm aulas especializadas de música, informática, educação física e inglês com professores especializados. As aulas de filosofia com abordagem específica para as crianças é trabalhada pelas próprias professoras que fizeram curso de formação.

AMBIENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A fim de gerar condições adequadas para que haja uma melhor aprendizagem, capacidade criadora, científica , critica e desafiadora, proporciona-se diversos ambientes , por onde as crianças passam durante a semana:

Sala de aula
Sala do conto
Brinquedoteca
Laboratório de ciências
Sala de vídeo
Pátio interno e externo
Pracinha
Ginásio de esporte
Sala de música
Sala de informática
Quadra Sintética

TEMPO INTEGRAL

Surgiu como uma proposta diferenciada e o intuito de oferecer as crianças o espaço escolar como um local para as vivências de inúmeras aprendizagens em tempo ampliado.

As crianças frequentam aulas regular no turno da tarde e realizam atividades adicionais no turno da manhã,contando com espaços diversificados para vivências enriquecedoras.

O aluno tem a opção de permanecer na escola para o almoço. A refeição tem um cardápio orientado por nutricionista ,que terceiriza o serviço.

Desde a implantação deste projeto o colégio acompanha o crescimento de seus alunos, o que se evidencia na autonomia percebida no dia a dia.

Horários:
Manhã - 7h40min às11h40min
Tarde - 13h30min às17h30min
Integral - 7h às17h30min
Para os alunos que permanecem após às 17h30min o Colégio oferece um espaço lúdico até as 19h,mediante taxa mensal.

Turmas:
Maternal - 2 anos completos a 3 anos incompletos
Pré A1 - 3 anos completos a 4 anos incompletos
Pré A2  - 4 anos completos a 5 anos incompletos
Pré B - 5 anos completos a 6 anos incompletos

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