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Ensino Fundamental - Anos Finais

Os Anos Finais compreendem turmas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental de Nove Anos.

OBJETIVOS

• Dar significado ao conhecimento escolar mediante a contextualização.
• Evitar a compartimentalização, mediante a interdisciplinaridade.
• Visar à aquisição de conhecimentos básicos, à preparação científica e à capacidade para usar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação.
• Desenvolver a capacidade de pesquisa, buscando informações, analisando-as e selecionando-as.
• Desenvolver a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.
• Mediar o desenvolvimento dos conteúdos, sob uma perspectiva de contextualização.
• Situar o educando como sujeito produtor de conhecimento e participe do mundo como um todo.
• Desenvolver valores e competências necessárias a integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa.
• Proporcionar subsídios para que o educando aprimore-se como pessoa humana, desenvolvendo a sua formação ética, bem como a sua autonomia intelectual e seu pensamento crítico.
• Desenvolver competências básicas tanto para o exercício da cidadania quanto para o desempenho de atividades profissionais.
• Desenvolver a capacidade de abstração do pensamento sistêmico, do pensamento divergente, da capacidade de trabalhar em equipe, da disposição para procurar e aceitar críticas, da disposição para o risco, do saber comunicar-se e da capacidade de buscar conhecimento.
• Desenvolver as competências básicas para que os educandos possam desenvolver a capacidade de continuar aprendendo.
• Contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagens que capacitem o aluno para a vida em sociedade, a atividade produtiva e experiências subjetivas.

METODOLOGIA

A metodologia de ensino fundamenta-se no aluno como centro do processo de ensino e de aprendizagem, o professor é visto como mediador desse processo. O docente, nesse sentido, precisa motivar seus alunos para que se sintam estimulados para o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando um ambiente que confere ao aluno criar, comparar, discutir e perguntar, ou seja, aplicar os conhecimentos vistos em aula. As teorias de aprendizagem são os fundamentos que proporcionam e dão base para o desenvolvimento cognitivo do sujeito.

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá durante todo o processo de ensino e de aprendizagem.
O processo de avaliação será observado e analisado constantemente e redimensionado se necessário.
Os instrumentos de avaliação serão: testes e provas com exercícios variados, de acordo com aqueles desenvolvidos em aula, trabalhos de pesquisa, exposição de trabalhos, exercícios de aula ou tarefas, relatórios de viagens de estudos, realização, análise e conclusão de atividades práticas.
No final de cada trimestre será aplicada uma avaliação cumulativa trimestral com valor 40 (quarenta).
O resultado do trimestre será um somatório de todos os instrumentos de avaliação aplicados.
Os resultados da avaliação são emitidos através de Boletins Trimestrais, onde atribui-se nota de 0 a 100 (zero a cem) para as atividades avaliativas desenvolvidas ao longo de cada trimestre.

PARA APROVAÇÃO DO ALUNO, OS CRITÉRIOS SÃO:

• Média dos Trimestres igual ou maior que 70, o aluno está promovido para o ano seguinte.

• Média dos Trimestres menor que 70, o aluno faz Estudos Complementares, obedecendo à seguinte regra para aprovação:

 

Onde:
MF: Média Final MT: Média dos Trimestres EC: Nota dos Estudos Complementares

PROGRESSÃO PARCIAL

O Colégio oferece para os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental o regime de Progressão Parcial, que consta de um atendimento especial ao aluno que não obteve aprovação em uma disciplina. Esse aluno será promovido ao ano seguinte, sem prejuízo da sequência curricular. No ano seguinte, a progressão parcial acontecerá com professor habilitado, devendo ter a duração de no mínimo um semestre. Durante este período, o aluno será atendido na sua individualidade, tendo que evidenciar melhoria de aproveitamento, devendo alcançar nos trabalhos avaliativos, no mínimo nota 50.

CURRÍCULO POR DISCIPLINAS

DISCIPLINAS Carga Horária Semanal
6º Ano  7º Ano  8º Ano  9º Ano 
Língua Portuguesa 4 4 4 4
Leitura e Produção Textual 1 1 1 1
Matemática 5 5 5 4

6º ao 8º Ano - Ciências F. e Biológicas

9º Ano - 

Ciências F. e Biológicas - Química (2 períodos)

Ciências F. e Biológicas - Física (2 períodos)

3 3 3 4
História 3 3 3 3
Geografia 3 3 3 3
Língua Inglesa 1 1 1 1
Língua Espanhola 1 1 1 1
Educação Física 2 2 2 2
Ensino Religioso 1 1 1 1
Artes 1 1 1 1
TOTAL 25h/a 25h/a 25h/a 25h/a

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