DESTAQUES E NOTÍCIAS
Dia da Consciência Negra O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos nacionais pela resistência à escravidão...
Turma B2T1 - A Sensibilidade de Mãos e Pés com a Arte Atividade exploratória com cascas de ovos e tinta guache possibilitando o trabalho da coordenação motora fina...
Matrículas – Alunos do Colégio Em 2025, o Colégio Nossa Senhora de Fátima continuará levando seus alunos a desenvolverem suas habilidades, tornando-os autônomos, criativos, empáticos, com a capacidade...
Você sabia? A Bandeira Nacional, quando foi criada, possuía 21 estrelas representando os 20 Estados e a Capital, que na época era o Rio de Janeiro. Em 1960,...
Proclamação da República O Dia da Proclamação da República do Brasil é comemorado anualmente dia 15 de novembro e é considerado um feriado nacional. A Proclamação da República...
Turma: B2T1 Professora: Taiana Ávila Professora auxiliares: Tatiani e Lidiane Possibilidades com tecidos com o objetivo de estimular a interação entre as crianças, a imaginação, a consciência corporal...
Turmas B3T1 e B3T2 (tarde) Hora do conto: Teatro da história Os três porquinhos 🐷🏠🐺 Professoras: Raylen Calepeto e Jessica Santos Auxiliares: Emanoelle, Jhulia, Suéllen, Carol e Jayne
Berçário
Oportunizar através de atividades lúdicas o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social da criança, partindo das suas necessidades e interesses, dando-lhes oportunidade de desenvolverem-se continuamente, complementando a ação da família.
Proporcionar atividades que permitam o exercício da liberdade, espontaneidade, curiosidade, autonomia, criticidade e criatividade, onde a própria criança, num ambiente prazeroso, construa o seu conhecimento, realizando um trabalho cooperativo, que permita divisão de, responsabilidades, de funções, para atuarem desta forma, na sociedade em que vivem, como cidadãos conscientes, participantes de um mundo em transformação.
Fazer a criança desenvolver-se com amor, afetividade e carinho neste primeiro espaço de convívio social, em que recebe todos os cuidados necessários da faixa etária.
Metodologia
Voltada para práticas educativas consistentes, que contemple a necessidade e interesses que a criança tem de viver cada momento intensamente, descobrindo o mundo que a cerca de uma forma ativa e participativa, fazendo com que construam seus conhecimentos, fazendo e refazendo, num processo ativo, que possa entende-la e compreende-la numa dimensão mais global, considerando seus conhecimentos anteriores e respeitando o nível de conhecimento onde a mesma se encontra.
Todas as intenções realizadas tem como objetivo situações diversas e interessantes que tem a criança a partir de suas experiências e das relações que estabelece com o meio.
Participando de brincadeiras com os professores e colegas, interagindo com os mesmos, fazendo com que a sala de aula seja um local de descobertas, interação social, desafios e superações.
Organizar espaços, partilhas, tempos que sejam flexíveis e que remetam não apenas a individualidade de cada um, mas ás rotinas familiares, estabelecendo uma relação saudável com a mesma.
Avaliação
Nossa avaliação destina-se a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos, ela não tem caráter classificatório e sim perceber o estágio em que a criança se encontra para auxilia-la a progredir nos níveis de aprendizagem, respeitando suas individualidades.
Todas as pessoas envolvidas com as crianças podem opinar sobre a avaliação das mesmas. Dispondo dos principais elementos relativos a elas e ao berçário podemos planejar e (re)direcionar nosso trabalho cotidiano.
Nesse sentido avaliar não é só medir, comparar, julgar. Muito mais do que isso a avaliação tem uma importância social e política no fazer educativo. E essa importância está presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adotamos.
O erro é visto como muito importante para a construção do conhecimento. A criança não pode ter medo de errar. O respeito ao direito de ter seus próprios pontos de vista, de arriscar, de criar hipóteses é um dever do professor.
Um processo avaliativo é permanente, contínuo e qualitativo de observações, registros e reflexões sobre ação e pensamentos das crianças.
Para a elaboração de um relatório avaliativo que contemple o processo vivido pela criança é essencial o acompanhamento efetivo do professor, através de anotações e registros diários sobre aspectos que lhe parecem relevantes.
A avaliação é feita anualmente. O professor pode apresentar diariamente o relatório sobre o desenvolvimento da criança, para os pais conforme a necessidade ou solicitação dos mesmos.
Atividades Especializadas
Mesmo com um currículo unidocente , os alunos do Berçário têm aulas especializadas de música e educação física.
O professor é quem sabe como são suas crianças, por onde elas caminham em cada momento da aula. Ele deve ser um estimulador, um lançador de desafios, um problematizador e um bom orientador para saber o que é fundamental e o que é acessório.
Ele é o mediador entre o ensino e a aprendizagem.
A criança é o centro das atenções de todas as atividades curriculares. Ajuda-la a tonar-se pessoa integral, descobrir-se no mundo que a rodeia para atuar nele e transformá-lo como pessoa livre e crítica e participante, dependerá muito do que e de como são desenvolvidas as atividades do dia-a-dia.
Se a escola for um bom lugar para viver e participar, certamente será um bom lugar para aprender e para desenvolver-se como cidadão.
O professor é quem sabe como são suas crianças, por onde elas caminham em cada momento da aula.
Ele deve ser um estimulador, um lançador de desafios, um problematizador e um bom orientador para saber o que é fundamental e o que é acessório. Ele é o mediador entre o ensino e a aprendizagem.
Considerações das Atividades Curriculares
A criança é o centro das atenções de todas as atividades curriculares. Ajuda-la a tonar-se pessoa integral, descobrir-se no mundo que a rodeia para atuar nele e transformá-lo como pessoa livre, crítica e participante, dependerá muito do que e de como são desenvolvidas as atividades do dia-a-dia. Se a escola for um bom lugar para viver e participar, certamente será um bom lugar para aprender e para desenvolver-se como cidadão.
O professor é quem sabe como são suas crianças, por onde elas caminham em cada momento da aula. Ele deve ser um estimulador, um lançador de desafios, um problematizador e um bom orientador para saber o que é fundamental e o que é acessório.
Ele é o mediador entre o ensino e a aprendizagem.
A criança é o centro das atenções de todas as atividades curriculares. Ajuda-la a tonar-se pessoa integral, descobrir-se no mundo que a rodeia para atuar nele e transformá-lo como pessoa livre e crítica e participante, dependerá muito do que e de como são desenvolvidas as atividades do dia-a-dia.
Se a escola for um bom lugar para viver e participar, certamente será um bom lugar para aprender e para desenvolver-se como cidadão. O professor é quem sabe como são suas crianças, por onde elas caminham em cada momento da aula.
Ele deve ser um estimulador, um lançador de desafios, um problematizador e um bom orientador para saber o que é fundamental e o que é acessório. Ele é o mediador entre o ensino e a aprendizagem.
Horário das Aulas
- TURNO MANHÃ: 07:00 às 13:00
- TURNO TARDE: 13:00 às 19:00
- Integral - 7:00 às 19:00
Ambientes do Berçário
A fim de gerar condições adequadas para que haja uma melhor aprendizagem, capacidade criadora, científica , critica e desafiadora, proporciona-se diversos ambientes , por onde as crianças passam durante a semana:
Sala de aula
Sala do conto
Sala de brinquedo
Pátio externo
Pracinha
Sala de amamentação
Refeitório
Quadra sintética
*Todos os ambientes são climatizados, o Berçário tem dois pisos com elevador para o deslocamento das crianças.*
Idades das crianças do Berçário
De 04 meses aos 2 anos
O serviço de alimentação é supervisionado por uma nutricionista.